sexta-feira, 16 de julho de 2010

HISTÓRIA OU ESTÓRIA?


O conhecimento é uma coisa viva que está sempre se modificando. A cada dia novas descobertas são acrescentadas, modificando, ratificando ou transformando o conhecimento.
Todavia a Escola, como instituição, tem uma enorme resistência em assimilar e repassar os novos conhecimentos. Então aos alunos são repassados conhecimentos ultrapassados. Contribuindo para isso estão professores despreparados, desinformados e reacionários. Não admitem questionamento nem provas em contrário. Tudo tem que ser pela "cartilha".
Admito que no primeiro grau tenha que se ater ao básico, ainda que discutível. O que é inadimissível é que num curso superior se continue afirmando "verdades" que pesquisadores já provaram não serem verídicas.
Como é que se pode ter jornalistas que busquem a verdade se continua a se afirmar nas salas de aula que Gutenberg inventou a imprensa?
Ora, os chineses já tinham tipos móveis (caracteres) fabricados em terracota, de cobre e de estanho já no século XI. Gutenberg ao imprimir suas Bíblias só tornou  viável a impressão em escala no mundo ocidental.
Só para citar mais um exemplo: Gavin Menzies, um oficial da marinha britânica aposentado, pesquisou anos a fio e tem provas contundentes de que os chineses estiveram no continente americano 70 anos antes de Colombo. Na Austrália 320 anos antes do capitão Cork. Estiveram no Estreito de Magalhães 60 anos antes deste nascer (1421- O ano que a China descobriu o mundo). Testes de DNA comprovaram que os indíos americanos e os açorianos tem genes mongóis e chineses.
Mas experimente questionar seu professor de história para ver a sua reação!!!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário