sexta-feira, 13 de outubro de 2017

A vida é uma maratona.






Todos os dias, durante a semana, eu acordo bem cedo, por volta de 5 ou 5 e meia, tomo um café leve, visto um short e camiseta e vou praticar um pouco de esporte.
Começo com um caminhada em ritmo de marcha, algo em torno de 5 km, passo para os aparelhos, volto a fazer alongamento e começo as aulas de tai chi chuan. Termino por volta das 10 h.
Por mais que a gente tente se concentrar no que está fazendo, acaba sempre prestando um pouco de atenção no que acontece ao redor. E acabei notando uma coisa interessante: via de regra, as pessoas que estão mais fora de forma são as que vão com mais fome ao pote. É o gordinho que quer correr, dá um pique, para bufando, anda um pouco, recomeça e, depois de um dia ou dois, desaparece. Os idosos que sempre levaram uma vida sedentária e se atiram feito louco nos aparelhos, quase sempre de maneira inadequada, fazem alguns movimentos bem rápido, se cansam e ficam conversando uns com os outros.
Excetuando-se alguns atletas na verdadeira acepção da palavra, as pessoas que estão em forma e são contumazes nos locais, fazem caminhada, exercitam-se moderadamente preocupando-se em executá-los corretamente.
Sabem que é melhor menos, corretamente, do que mais da maneira errada. E, como não tem a pretensão de serem ginastas profissionais o fazem obedecendo aos seus limites.
Assim é a vida: uma corrida de longa distância que exige constância e perseverança. Quem vai com muita sede a pote costuma quebrar a cara, ou abreviar a duração da corrida.
Desconsiderando-se a qualidade artística ou gosto pessoal, o que é melhor: ser Jimi Hendrix ou Rolling Stones ?
Bem, Neil Young, em sua homenagem a Johnny Rotten do Sex Pistols, disse que "It's better to burn out than a fade away...".
Mas, cá entre nós, em se tratando da vida é melhor não meter o pé na jaca e viver mais e com melhor qualidade de vida.
E não estou falando em ser todo certinho, senão não daria como exemplo os Stones. Os caras definitivamente não são anjinhos, mas se cuidam e ainda mandam bala com mais de 80 anos cada. Mick Jagger tem aquele corpinho e dança durante todo os show a troco de que? Você acha, realmente, que ele não se cuida?
Claro que, como todo mundo, de vez em quando (minha mulher diria que de vez em sempre), eu meto o pé na jaca. Ás vezes a preguiça me ataca e tenho uns momentos de sedentarismo, mas eu procuro reagir e voltar a me movimentar.
E, graças a Deus, não tenho que me privar de nada. Adoro carne gordurosa, comida pesada e cheia de tempero. Mas, por outro lado, não dispenso uma boa salada, frutas e sucos.
Não bebo porque não gosto, nem fumo, mas de vez em quando curto um baseado. Não é recomendável, mas que porra a gente tem direito a um pouco de prazer na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário