quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PONTUALIDADE BRITÂNICA

Ok, não estamos na inglaterra. Por isso não precisamos nos vestir como eles, graças a Deus. Mesmo porque seria estranho usar um terno de lã na praia. Mas até no vestuário os elegantes adotam os trajes dos designers de moda britânicos. E os descolados sempre deram uma olhadinha no street fashion de Londres.
E elegancia é ser pontual. Em respeito a quem lhe espera.
É claro que, dentro do nosso jeito descontraído de ser, não vamos adotar regras de comportamento como, por exemplo, jantares informais, com hora para começar e acabar.
Mas no mundo formal dos negócios e acadêmico a coisa tem que ser séria. Também no show-business, que é show, mas também é business. Quantas vêzes você não chegou antes do início do espetáculo, porque se chegar depois de iniciado não pode entrar, por interromper a peça, e ficou que nem um tonto esperando o início do espetáculo, bem depois do horário estipulado? Ou deixa de fazer uma série de coisas e sai correndo feito um desvairado para não se atrasar para uma reunião de negócios, só para descobrir que a pessoa com a qual marcou lhe deixa esperando na recepção e lhe atende meia hora depois do estipulado? Só para demonstrar poder. Ou, porque não tem controle de horário mesmo.
A cultura da pontualidade nunca foi um forte do brasileiro, mas as coisas estão chegando às vias da calamidade. Não se respeita mais nada. Nem ninguém.
E pior ainda quando se junta a ela a desculpa esfarrapada e promessas vãs.
No dia 31 de agosto fui assistir uma palestra na ESAMC - Santos. Cheguei pouco antes da 19h pois o começo estava programado para 19h30. Por volta de 20h uma funcionária da instituição de ensino falou ao microfone que a palestrante se atrasou por motivos de "força maior", mas que já estava em Santos e chegaria em 3 minutos. Eu abandonei o recinto as 20h30 porque ela ainda não havia chegado.
Ora, todos nós estamos cansados de saber dos problemas de trânsito. Mas, justamente por isso, as pessoas responsáveis e corretas se antecipam e reservam, no mínimo, o dobro do tempo previsto para o trajeto. Eu faço isso até quando vou a pé para um encontro. Sei lá, acho que posso torcer o pé numa calçada mal-cuidada. Pode chover, ou qualquer outra coisa. Nunca se sabe.
No setor de serviços então, os horários são caóticos. Nem sei porque se dão ao trabalho de marcar específicamente um horário. Seria melhor marcar apenas o dia, ou no máximo o período. Porque nunca atendem no horário marcado. Isso quando não encaixam um amigo ou parente na sua frente. Bem, nesses casos eu simplesmente me levanto e vou embora se a demora ultrapassar 15 minutos. Estou pagando e exijo que me entreguem a mercadoria prometida. Imprevistos acontecem? Claro que sim! Mas, não todos os dias e todas as horas. Se acontece sempre tem alguma coisa errada.
A coisa está tão arraigada no cotidiano que até certas cerimônias já são programadas para atrasar. É chic!!!? Acreditem se quiser, mas em certos países como o Japão, os casamentos começam exatamente na hora programada. Bem como as aparições públicas da rainha da Inglaterra. Mas acho que os brasileiros devem achar que a nobreza britânica não é chic.
Naturalmente o chato e intolerante sou eu. Mas continuo achando falta de educação e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário