segunda-feira, 29 de novembro de 2010

EVANDRO TEIXEIRA - INSTANTÂNEOS DA REALIDADE

O documentário, que aborda desde sua infância, em Irajuba - BA, até os dias atuais, passando pelo seu início de carreira em 1958 no Diário da Noite e o início no Jornal do Brasil em 1963, nos mostra através de imagens e depoimentos a genialidade desse grande artista.

São imagens marcantes, que cobrem todos os espectros da vida: presidentes, o papa João Paulo II, Leila Diniz sendo fotografada por um lambe-lambe, Garrincha vestindo a camisa do Botafogo, enchentes, a queda de Allende no Chile, a morte de Neruda, a missa da Candelária, a passeata dos cem mil, os sobreviventes de Canudos, e outras personalidades e personagens comuns.

Formado pela Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, Evandro, desde o início da carreira mostrou um olhar diferenciado, carregado de conteúdo e informação. A ponto de nos mostrar o inusitado em situações pouco exploradas por outros profissionais, a exemplo da foto da libélula pousada sobre um fuzil, durante discurso de  Costa e Silva.
Após a leitura do livro de Euclides da Cunha sôbre Canudos, realizou uma série de viagens ao agreste nordestino, fotografando os sobreviventes do massacre, o que gerou o livro "Canudos - 100 anos depois". Sua cobertura da passeata dos cem mil também, será lançada em livro, com o título de "68: destinos".

Como fruto do reconhecimento de seu trabalho, é um dos dois únicos brasileiros, junto com Sebastião Salgado, a figurar na Enciclopédia Suiça de Fotografia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário