quinta-feira, 19 de maio de 2011

10 DE JUNHO - GRÁTIS: SHARON JONES E JOSHUA REDMAN NO IBIRAPUERA














Nascida na Georgia, EUA, em 1956, a vida de Sharon foi igual a tantas outras cantoras negras: cantou em corais de igreja, fez backing-vocal para bandas de funk e disco, e foi muitas vezes barrada por gravadoras porque alegavam que era negra, gorda e feia.
Tanto que havia desistido da música como carreira e trabalhou numa infinidade de empregos. Dentre outras coisas foi carcereira na penitenciária de Ryker's Island em Nova Iorque e segurança de carro-forte na Wells Fargo Bank.
Em 1966 surgiu a oportunidade se ser backing-vocal para os Soul Providers, que vieram a mudar o nome para Dap Kings. Gravaram três albuns: Dap Dippin (2001), Naturally (2005) e 100 Days, 100 Nights (2007). O último album foi grande sucesso de crítica e chamou a atenção de Amy Winehouse e o produtor Mark Ronson.
Winehouse e Ronson foram para NY e contrataram os Dap Kings para a gravação de Back to Black, que vendeu mais de 6 milhões de cópias em todo mundo. Foi então aí que a a mídia e o público descobriram Sharon.
Além da voz potente e suingada, Sharon tem outra característica fundamental: seus discos são gravados como se fazia nos anos 60 e 70. Não usam computadores ou softwares, gravam os instrumentos todos juntos, ao vivo, em fita.
E esse apego ao passado também se reproduz na capa dos álbuns, como se pode ver abaixo.
















Sharon Jones - 100 Days, 100 Nights

Sharon Jones and Dap Kings - Just dropped in (my condition)

Sharon Jones and Dap Kings - I'll Still Be True




















Filho do aclamado saxtenorista Dewey Redman, Joshua mal nasceu em Berkley, Califórnia, e já se mudou com a família para Nova Iorque. Crescendo num ambiente musical e com incentivo dos pais, chegou a estudar musica indiana e da indonésia com apenas cinco anos de idade.
Quando o pai percebeu que ele levava a música a sério deu-lhe um saxofone aos dez anos de idade.
Apesar do evidente talento, sempre privilegiou os estudos, deixando o instrumento em segundo plano. Como melhor aluno da escola no high school entrou para Harvard, onde entrou para a banda da escola. Depois de muitas jam sessions e de mudar para o Brooklin com amigos músicos decidiu se dedicar à música em tempo integral.
Em 1991 foi vencedor do Thelonius Monk International Jazz Saxophone Competition e desde então tem tocado e gravado com renomados músicos.


Joshua Redman Quartet - Headin' Home

Joshua Redman and Brad Mehdal - Soul Dance

Joshua Redman - Jazz Crimes

Nenhum comentário:

Postar um comentário