quarta-feira, 18 de maio de 2011

NEIL YOUNG: 50 ANOS DE ROCK'N'ROLL














Neil Percival Kenneth Robert Ragland Young, nasceu em Toronto - Canadá, em 12/11/1945, mas fez carreira nos Estados Unidos. Eclético, transita entre o folk e o contry rock, alternando com álbuns mais pesados, com guitarras sujas e longos solos distorcidos.
Depois de gravar alguns compactos com uma banda em Toronto (The Mynah Birds), Young se muda para Los Angeles, onde forma o Buffalo Springfield com Stephen Stills. Apesar de ser uma banda de folk-rock inovadora só teve a importância reconhecida muitos anos depois.
Em 1968, com o fim do grupo, partiu para carreira solo.O biênio 1969/1970 foi de muito sucesso: seus álbuns-solo Everybody know this nowhere e After the gold rush, e a participação no Crosby, Still, Nash & Young com o álbum Déja vu foram incensados pela crítica.Em 1972 Neil chega ao grande público com o sucesso espetacular de Harvest.
Entre 1973 e 1975 lança três álbuns com um som mais áspero e pesado, que são conhecidos popularmente como a trilogia suja: Times fades away, On the beach e Tonight's the night.
Retorna ao folk em 1975 com Zuma e em 1978 lança o celebrado álbum country Comes a time. Encantado com o movimento punk lança Rust never sleeps em 1979, onde faz uma homenagem a Johny Rotten, do Sex Pistols.
Nos anos 80 transita entre várias correntes, inclusive no rock eletrônico com Landing on water.
Idolatrado pela garotada do Grunge Neil Young grava Mirror Ball com o Pearl Jam, que por motivos contratuais não aparece na ficha técnica.
Foram ao todo 48 álbuns solo, 5 com o Buffalo Springfield e 5 com Crosby, Still, Nash & Young. E
ele continua à toda...












Nenhum comentário:

Postar um comentário