sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DIPLOMA DE JORNALISMO

" Acho tolice a exigência de curso universitário de jornalismo porque atrasa a vida das pessoas, nada lhes acrescenta (excetuando um ou outro professor) e porque em verdade qualquer jovem de talento pode aprender em três meses de redação o que não aprenderá numa faculdade. Há quem ache que essas escolas dignificam a profissão. É a velha ideologia do bacharelismo no Brasil" ( Paulo Francis, Folha de S. Paulo, 1/10/83)

Em primeiro lugar nada substitui o talento. E jornalismo atualmente carece de talento. O que existe por aí não passa de um bando de macacos treinados no famoso quem-o que- quando- onde - como. E pagos a preço de banana...
E cá entre nós: o nível tanto do corpo docente como o discente é aterrador. Alunos semi-alfabetizados aprendendo(?) com professores sem o devido preparo e/ou bagagem. Então, prá que diploma? Diploma não é garantia de nada!
Além disso, se for para continuar a fazer o que se faz hoje em dia, salvo honrosas exceções, não há necessidade nem de diploma do nível médio. As honrosas exceções são de pessoas cultas, gente com opiniões fortes e inconformistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário