domingo, 18 de abril de 2010

A VERDADEIRA FACE

Domingo de sol é dia de praia. Embora eu vá quase todos os dias dar a minha caminhada, sentar debaixo do guarda-sol com a namorada é outra conversa.
Por volta das 11h chegou um casal de amigos que a gente não via há algum tempo. Casados há 1 ano acabaram de voltar de uma viagem de segunda lua de mel. Ele daqui, ela de São Paulo, estavam morando em Santos. Como ela trabalha em sampa não estava mais aguentando a vida de fretado e decidiram morar na capital. Ele que trabalha em São Vicente avisou o patrão que iria parar de trabalhar há mais de 8 meses. Funcionário dedicado e competente gozava da amizade do patrão a ponto deste ser padrinho de casamento dele.
Mas, a partir do momento que ficou claro que não tinha mais volta, e a demissão teve data para acontecer, o patrão mostrou que o que importava realmente era o próprio bolso.
Como uma boa parte de trabalhadores aqui na baixada, ele recebia parte do salário via CLT e o restante "por fora". Todo mundo sabe que é ilegal, mas devido à dificuldade de se conseguir emprego na região, todo mundo acaba aceitando.
Devido à proximidade com o patrão e o fato de trabalhar sete anos no mesmo local e, nesse tempo, ter se dedicado o possível e sem receber adicionais por horas extras ele achava que teria, no mínimo, um tratamento justo.
Lêdo engano: nessa hora o capitalismo selvagem fala mais alto! Além de não pagar o justo o patrão está tentando tirar vantagem da situação!!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário