Esta é, provavelmente, a palavra mais usada pela imprensa. Tanto pelos veículos, como pelos profissionais que neles trabalham.
Embora estudante de jornalismo, como discípulo de Kotler, tenho uma visão diferenciada do negócio.
Para começo de conversa, toda essa discussão atual sobre os novos caminhos do jornalismo, se vai sobreviver o formato papel ou não, é uma grande bobagem.
Como já disse Theodore Levitt nos anos sessenta, no seu famoso texto Miopia em marketing, o negócio das empresas é informação e não jornal. Então, não importa o formato: as empresas devem ganhar dinheiro com o produto informação. Como, já é uma outra questão que deve ser adequadamente estudada.
Voltando à questão da credibilidade, embora seja extensamente vendida pelos meios de comunicação, na verdade é apenas um rótulo usado para dourar a pílula: as pessoas compram os jornais que espelham seu universo cognitivo. Os que corroboram suas idéias, seus anseios, seus valores. Que mostram os mesmos fatos, mas da maneira como os leitores/espectadores os enxergam do seu ponto de vista.Um conservador nunca compra um jornal de posicionamento liberal, e vice versa.
E isso vale para todas as midias.
Embora estudante de jornalismo, como discípulo de Kotler, tenho uma visão diferenciada do negócio.
Para começo de conversa, toda essa discussão atual sobre os novos caminhos do jornalismo, se vai sobreviver o formato papel ou não, é uma grande bobagem.
Como já disse Theodore Levitt nos anos sessenta, no seu famoso texto Miopia em marketing, o negócio das empresas é informação e não jornal. Então, não importa o formato: as empresas devem ganhar dinheiro com o produto informação. Como, já é uma outra questão que deve ser adequadamente estudada.
Voltando à questão da credibilidade, embora seja extensamente vendida pelos meios de comunicação, na verdade é apenas um rótulo usado para dourar a pílula: as pessoas compram os jornais que espelham seu universo cognitivo. Os que corroboram suas idéias, seus anseios, seus valores. Que mostram os mesmos fatos, mas da maneira como os leitores/espectadores os enxergam do seu ponto de vista.Um conservador nunca compra um jornal de posicionamento liberal, e vice versa.
E isso vale para todas as midias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário