quinta-feira, 28 de outubro de 2010

JORNALISMO INDEPENDENTE













O advento dos blogs propiciou a muita gente que tem um texto legal e pendores jornalísticos um espaço para colocar seus escritos. Mas reportagem, principalmente investigativa, demanda tempo e dinheiro o que, convenhamos, é o que menos se tem disponível. Alie-se a isso a falta de acesso a fontes confiáveis e teremos um panorama bastante aproximado das dificuldades que os blogueiros tem de se dedicar à informação.

Do lado do jornalismo profissional temos uma situação bem diferente: eles tem fontes confiáveis, hoje quase não tem oportunidade de realizar reportagem investigativa e, para não perder o emprego, são obrigados a publicar o que os patrões querem. Ainda que não concordem, nem com o teor, nem com o enfoque. Ou são obrigados a se calar sobre determinados assuntos.

Os jornais/rádios de pequenas localidades, por questões econômicas, também tem dificuldades em conseguir matérias , muitas vezes se contentando em reproduzir o que veêm na internet, o que sabemos que nem sempre é confiável e checado.

O público, por sua vez, não obtém do jornalismo tudo o que poderia receber. Falta, por exemplo, ao leitor com menor grau de instrução a pormenorização da informação, ou seja, em quantos centavos vai pesar no seu transporte o superfaturamento na construção de uma avenida. Está faltando trocar em miúdos a informação. Além disso, falta profundidade nos textos. E isso não significa usar termos técnicos ou sofisticação no linguajar. Estamos falando de conteúdo. Hoje é quase que só lead.

Uma possível solução, que aglutinaria todas essas questões, seria uma fundação (ou ONG), bancada por diversas entidades, mas totalmente independente, que contaria com um equipe de jornalistas sérios e competentes realizando reportagens as mais diversas e, funcionando como uma agencia noticiosa, disponibilizaria as informações completas a qualquer interessado, que por sua vez a publicaria ou divulgaria em seu meio, citando naturalmente a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário